Era do Ser

 

Oséculo XXI inaugurou a Era do Ser. O que é necessário para sermos felizes?

NaEra do Ter o esquema seria assim:

Faço– Tenho – Sou

Oque proponho é:

Sou– Faço – Tenho

Écaminho inverso. O papel da filosofia segundo Merleau-Ponty é “re-aprender aver o mundo”. Este é o nosso desafio! Está na hora de revermosnossos conceitos, reeducarmos para relero nosso papel no mercado de trabalho.

Seanalisarmos as publicações atuais na área de Gestão de Pessoas, perceberemosque tudo indica para uma Gestão pautada na Era do Ser. Toda mudança exige umcomeço. Precisamos dar o primeiro passo, alguns diriam. No entanto, o primeiropasso damos, a vontade de mudar possuímos, falta-nos o segundo passo. O segundopasso é que nos colocará no caminho acertado da determinação.

Oconhecimento na Era do Ser terá sentido quando estiver agregado aos valores.Ressalto que esses valores em primeiro lugar não são os valores da empresa quevocê está, mas os seus valores e a sua ética. Entenda-se aqui valor comofaculdades que possibilitam viver bem em sociedade; já a ética é a capacidadede refletirmos sobre nossas ações, como nos lembra Humberto Eco: “a ética surgequando o outro entra em cena”. Na entrada do Templo de Delfos estava inscrito:“Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates, o pai da Filosofia ocidental, compreendeucomo ninguém esta inscrição e acrescentou: “Uma vida que não examinada, nãovale a pena ser vivida”. Vivemos e não conhecemos a nós mesmos. Conhecemostodos e tudo, porém esquecemos de voltar o olhar para nossos atos. Imagine umaempresa onde seus colaboradores não sejam capazes de pensar na equipe, agemseguindo apenas seus princípios. Um dos princípios fundamentais da Era do Ser éa passagem do eu ao nós. O convite que faço é agirmos e pensarmoshorizontalmente, a verticalização não conduz ao encontro do outro.

Quandoentramos numa empresa o diploma sem dúvida possui seu valor, a partir doinstante que você faz parte da empresa ela exigirá algo mais de você: postura,valores, coletividade, ética, liderar suas emoções, capacidade de sonhar e,sobretudo, você deve estar em sintonia com a missão, visão e valores da mesma,ou se preferirem, adequação de perfil profissional.

Sejamfelizes na adaptação contínua na era do Ser! 

Um grande abraço, 

Master Coach Francisco Renaldo Costa

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Relacionados

Tags