Ser líder é ser exemplo

 

Por mais óbvio que pareça, muitos líderes esquecem que suas ações falam mais alto que suas palavras.

Se você pedir aos seus colaboradores aderirem a um certo nível de conduta; espere e começe você mesmo a agir de tal maneira. Se você quiser que o seu pessoal esteja no escritório às 8 da manhã, você deveria estar lá antes de eles chegarem. Se você disser a sua equipe para não estacionar na área do cliente, a sua liderança vai sofrer se decidir que a sua importância faz você se isentar da regra.

As pessoas podem seguir o que você diz sem realmente seguir a intenção. Quando isso acontece, a eficácia da sua organização é diminuída. Se eles não vêem você seguir o seu próprio conjunto de regras, eles podem segui-las ao pé da letra, gerando assim possíveis confusões. O que estou afirmando é que quando o líder acompanha a sua equipe, ele faz parte da equipe também. A segurança, a confiança e organização que se faz real com a presença do líder e com a sua participação na execução é literalmente o exemplo.

O verdadeiro líder faz certo mostrando como se faz.

Liderar no século XXI significa pensar diferente. Mudar de estilo, afinal, o paradigma já não é o mesmo. Observe:

ONTEM HOJE

Punição > Recompensa

Exige respeito > É reconhecido

Limita e define > Habilita

Impõe disciplina > Criatividade e Valores

Resistência > Visão

"Aqui está o que vamos fazer!" > "Como posso servir?"

Como lembra-nos Hunter em seu clássico: O Monge e o Executivo que , “estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é”.

Master Coach Francisco Renaldo Costa

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Relacionados

Tags